Uma nova realidade
16 de maio de 2023
Pode-se dizer que um novo mundo dos negócios vem surgindo, quase nada será como antes. Estamos saindo de um mundo analógico para um digital em altíssima velocidade. No começo de 2020, quem diria que aulas remotas, reuniões por videoconferências, home office, seriam atividades cotidianas? Atividades previstas para um futuro próximo, mas impostas e aceleradas pela pandemia da Covid-19.
Empresas estão passando por momentos difíceis – muitas já fecharam as portas – empreendedores vivendo momentos de dúvidas e incertezas sobre o futuro de seus negócios e com dificuldades em tomar decisões mais assertivas. Muitos se perguntando o que fazer e como fazer para manter suas empresas ativas até a pandemia passar.
Creio que as repostas para essas questões começam no melhor entendimento do que é o negócio da empresa e o que os clientes necessitam e desejam. Flexibilidade e agilidade se tornaram atitudes emergenciais. Dominar novas tecnologias, principalmente plataformas de comunicação, e ter conhecimentos múltiplos é fundamental. A empresa deve se adaptar a este novo mundo. O autoconhecimento se tornou essencial e ponto de partida para adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e agir conforme o mercado.
Os empreendedores podem tomar como base as 10 habilidades dos profissionais do futuro, apresentadas no Fórum Econômico Mundial (Word Economic Forum, WEF-20): 1 – Resolução de problemas complexos: solucionar problemas em todos os ambientes organizacionais sem informações completas ou claras, 2 – Pensamento crítico: identificar forças e fraquezas das soluções propostas usando a razão e a lógica , 3 – Criatividade: utilizar o que conhece para criar novas ações, 4 – Gestão de pessoas: coordenar equipes com atenção às individualidades e os novos modelos/relações de trabalhos, 5 – Trabalho em equipe; saber trabalhar com outras pessoas, 6 – Inteligência emocional e relacional: gerenciar as próprias emoções e da equipe, 7- Julgamento, coragem e tomada de decisão: decidir quais as melhores opções para realizar suas atividades, 8 – Orientação para o servir: está relacionado à colaboração, é a disposição em ajudar, 9 – Negociação: adaptar produtos e serviços ao cliente, e, 10 – Flexibilidade cognitiva: adaptar-se as novas necessidades do negócio e do mercado.
Esses seriam alguns passos para um futuro melhor, mas o futuro já chegou, então é melhor agir agora.
Ronaldo Maciel Guimarães
Mini Currículo: Mestre em Administração, especialista em Educação à Distância e graduado em Administração. Consultor, mentor, professor de cursos de pós-graduação e membro do grupo temático de logística no Conselho Regional de Administração – CRA-MG. Atua nas áreas de Estratégia, Marketing, Empreendedorismo, Finanças Corporativas e Business Game.