PLANO DE MARKETING – ANÁLISE DA SITUAÇÃO

PLANO DE MARKETING – ANÁLISE DA SITUAÇÃO

Após a definição das estratégias de marketing e o consequente plano de ação, as etapas do Plano de Marketing devem, necessariamente, incluir os orçamentos para que o plano de ação seja realmente efetivo, ou seja, poderemos confiar que o Plano de Marketing será executado. Em seguida, o plano precisa ser redigido de maneira clara e sintética, contendo apenas os itens relevantes; em síntese: o Plano de Marketing deve ser de fácil leitura e compreensão. Bom, agora, o que falta? Um passo tão importante quanto a elaboração é a apresentação do Plano de Marketing, que, por ser confidencial, deve ser feita somente às partes interessadas – quem vai definir a sua implementação e quem vai colocá-lo em prática. Agora que foi comunicado, o Plano de Marketing é implementado, devendo ter um sistema de controle, análise e atualização.

O próximo passo é a análise de situação. Devem ser levados em conta o ambiente

interno e externo da empresa. Um sistema simples e eficiente, que propõe a organização e posicionamento dos elementos de ambos os ambientes – a Matriz SWOT.