WORKSHOPS

Descoberta e desenvolvimento

Workshops são experiências transformadoras que proporcionam um ambiente colaborativo e prático para o aprendizado e o aprimoramento de habilidades. Diferente de uma palestra tradicional, um workshop envolve os participantes de forma ativa, permitindo que eles se engajem diretamente na construção do conhecimento.

Nosso especialistas capacitados compartilham seu conhecimento teórico e prático, fornecendo uma base sólida para os participantes explorarem e aplicarem conceitos de maneira concreta. Os workshops são projetados para oferecer uma combinação única de teoria e prática, onde os participantes são desafiados a colocar em ação o que estão aprendendo, por meio de exercícios, simulações e discussões em grupo.

Workshops são eventos que impulsionam o crescimento pessoal e profissional. Eles proporcionam um espaço seguro para experimentar, aprender com os erros e evoluir. Ao se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, os participantes desenvolvem confiança em suas habilidades e se tornam agentes de mudança em suas vidas e em suas organizações.

FORMAÇÃO DE PREÇO

Neste Workshop serão abordados os conceitos fundamentais da formação de preço de produtos e serviços, com uma visão geral dos elementos que a envolvem.

A formação de preço é o processo pelo qual uma empresa determina o valor a ser atribuído a um produto/serviço que está sendo oferecido aos clientes. É fundamental no processo empresarial, porque o preço afeta a demanda, a lucratividade e, respectivamente, a competitividade.

Escolher o método de formação de preço depende da estratégia de negócios da empresa, do mercado em que ela atua e das características dos seus produtos ou serviços.

20230420212615_[fpdl.in]_sales-chart-inside-shopping-trolley-copy-space-text-business-growth-profit-concept_577978-479

Estrutura básica desse Workshop:

  1. Apresentação do tema, importância e principais desafios;
  2. Objetivos da formação de preço (preço, custos e margem de lucro);
  3. Fatores que influenciam a formação de preço;
  4. Métodos de precificação;
  5. Análise de custos e estratégias de precificação;
  6. Análise de mercado e concorrência;
  7. Gestão de preço como processo contínuo;
  8. Estudos de casos e exercícios práticos.

DESENVOLVIMENTO CRIATIVO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

O Workshop sobre o desenvolvimento de produtos e serviços leva em consideração o processo de geração e implementação de ideias inovadoras. Seu objetivo sempre está ligado aos consumidores que compõem o mercado atual da empresa e àqueles que deverão compor um possível mercado futuro.

Entendendo que o processo de desenvolvimento criativo de produtos e serviços é um processo multidisciplinar, serão abordados os elementos de marketing, design e pesquisa de mercado, que compõem este processo.

20230420212740_[fpdl.in]_top-view-female-photo-retoucher-using-pen-tablet-while-editing-pictures-workplace-copy-space_236854-39392

Estrutura básica desse Workshop:

  1. Apresentação do tema e importância do desenvolvimento criativo;
  2. Fundamentos do desenvolvimento criativo e benefícios da abordagem criativa no desenvolvimento de produtos e serviços;
  3. Entendimento do mercado (métodos de pesquisa de mercado) e das necessidades dos consumidores;
  4. Processo de geração de ideias (métodos e técnicas para geração de ideias e atividades práticas para estímulo à geração de ideias), desenvolvimento de conceitos e métodos de avaliação de conceitos;
  5. Design Thinking (conceito, etapas e exemplos de aplicação; 
  6. Formas para implementar e lançar produtos e serviços criativos (estudos de caso e exercícios práticos; compartilhamento de experiências).

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Este Workshop busca a discussão sobre Planejamento Estratégico e o aprimoramento das habilidades que se relacionam com o desenvolvimento eficaz de estratégias de negócios.

O Planejamento Estratégico é uma habilidade valiosa para profissionais de diversas áreas. Participar desse Workshop leva à aquisição de conhecimentos sobre como como planejar melhor os negócios da sua empresa, sabendo os melhores caminhos sobre como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem. Envolve a definição de metas e objetivos de longo prazo e o desenvolvimento de estratégias para alcançá-los, pormenorizando as decisões e atividades de todas as áreas da empresa para cumprimento do plano de ação.

20230420212831_[fpdl.in]_businessman-analyzing-company-financial-report-with-augmented-reality-graphics_34141-360

Estrutura básica desse Workshop:

  1. Apresentação do tema (conceitos básicos, importância, benefícios);
  2. Análise do ambiente interno e externo da organização;
  3. Definição de visão, missão e valores da organização;
  4. Estabelecimento dos objetivos estratégicos;
  5. Formulação de estratégias de crescimento, diversificação, parcerias, etc., para atingir os objetivos propostos;
  6. Identificação e análise dos indivíduos ou grupos que têm interesse ou são afetados pelas atividades, objetivos e resultados da organização (stakeholders);
  7. Implementação e execução estratégica;
  8. Gestão de riscos estratégicos;
  9. Cultura organizacional;
  10. Monitoramento e avaliação estratégica (indicadores-chave);
  11. Estudos de caso, exercícios práticos e discussões.

COMO ESTRUTURAR O MODELO DE NEGÓCIO DA SUA EMPRESA

Neste Workshop é apresentada a ferramenta visual Business Model Canvas, que permite descrever e analisar os principais aspectos do seu negócio de forma clara, sucinta e precisa.

Estruturar o modelo de negócio da empresa é essencial para definir como ela irá criar, entregar e capturar valor. 

O Business Model Canvas é uma ferramenta visual que permite descrever e analisar os principais elementos do modelo de negócio de forma simplificada. Ele é composto por nove blocos: Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-chave, Atividades-chave, Parcerias-chave e Estrutura de Custos.

20230420213006_[fpdl.in]_receptionist-working-front-desk_53876-19793

Estrutura básica desse Workshop:

  1. Apresentação do tema (conceitos básicos, importância, benefícios);
  2. Segmentos de Segmentos de Clientes (identificação do público-alvo);
  3. Proposta de Valor; 
  4. Canais;
  5. Relacionamento com Clientes;
  6. Fontes de Receita;
  7. Recursos-chave;
  8. Atividades-chave;
  9. Parcerias-chave;
  10. Estrutura de Custos.
  11. Estudos de caso, exercícios práticos e discussões.

BOOTCAMP "COMO INICIAR UM NEGÓCIO"

Este workshop busca a abordagem prática e direta para o aprendizado, focados em projetos práticos para que se possa, efetivamente, iniciar um negócio.

20230420213050_[fpdl.in]_scene-concept-videographer-record-footage-young-female-blogger-streaming-live-online-with-studio-lighting-broadcasting-vlogger-internet-influencer_33842-4193

Estrutura básica desse Workshop:

  1. Apresentação do tema;
  2. Ideação (saídas para determinado problema / hipóteses para a criação de soluções inovadoras;
  3. Pesquisa de mercado;
  4. Plano de negócios;
  5. Financiamento (necessidades financeiras) do negócio;
  6. Estrutura legal;
  7. Localização e infraestrutura;
  8. Marketing;
  9. Recursos humanos;
  10. Operação e gestão;
  11. Acompanhamento e adaptação.