Plano de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
19 de abril de 2023
Plano de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
Muitos negócios de menor porte estão aderindo ao mundo digital. Os que ainda resistem estão percebendo que não há um caminho de volta; a inclusão digital não é mais opcional para as empresas.
Aí temos um sério problema, pois buscar de forma acelerada e desordenada a entrada neste mundo digital, faz com que os investimentos, muitas vezes, sejam infrutíferos, pois as investidas carecem de uma estratégia de marketing digital customizada, que leve em conta a empresa, seu mercado, os tipos de clientes atuais e potenciais e a forma como esses clientes se comportam quando desejam ou necessitam dos produtos que a empresa oferece. Desenvolver e implementar uma boa estratégia de marketing digital é uma forma objetiva dessas empresas se planejarem para que as suas vendas cresçam e elas se destaquem nos respectivos mercados, estabelecendo uma poderosa conexão com o seu mercado.
Elaborar um plano de marketing digital segue os princípios básicos do marketing. Sempre deve partir do estabelecimento dos objetivos, especificando de maneira clara o que a empresa precisa realizar para atingir o seu mercado de maneira eficaz. Devemos incluir a definição do tipo de venda a ser realizada, se em ponto de vendas físico, online ou ambos, os tipos de clientes potenciais que devem ser buscados, entre outros objetivos. Além disso, o plano deve contemplar o estudo dos clientes potenciais, para conhecer melhor seu comportamento quanto ao uso das mídias digitais e os hábitos de compras de produtos, com destaque para aqueles relacionados com o tipo de negócio da empresa.
Podemos agora partir para a definição das principais estratégias de marketing digital, com ênfase naquelas que estão mais ligadas ao segmento de mercado a ser atingido. De acordo com a correta avaliação do tipo de negócio da empresa e dos tipos de clientes a buscar, devemos pensar também no melhor formato para atingi-los. No marketing digital é fundamental avaliar os canais mais adequados para a empresa utilizar.
E agora? Após definir como a empresa deve atingir o seu mercado da maneira mais precisa, conhecer os seus clientes potenciais e a forma como agem no mundo digital, cabe agora avaliar qual conteúdo deve utilizar na sua comunicação. É fundamental que se crie um elo entre o mercado a ser atingido e a empresa. Não podemos nos esquecer que a empresa necessita de gente qualificada tecnicamente para atuar nesse mundo digital e dar sequência ao que foi planejado.
Definir o tempo em que cada etapa será realizada é fundamental, por isso, o plano de marketing digital não pode prescindir de um cronograma detalhado com tarefas, prazos e responsáveis bem especificados. Além disso, é necessário acompanhar cada passo da implementação desse plano por meio dos indicadores mais adequados.
Edgar Sérgio Nogueira Pereira
Mentor de negócios e professor universitário de marketing e planejamento estratégico. Formado em Administração e com especialização em Marketing Empresarial, Docência para a Educação Profissional e Gestão Estratégica e sócio da SCN – Soluções Criativas em Negócios.