SEQUÊNCIA: PLANO DE MARKETING – ANÁLISE DA SITUAÇÃO

PLANO DE MARKETING – ANÁLISE DA SITUAÇÃO – SEQUÊNCIA

Falamos agora um pouco mais sobre a Análise da Situação, utilizando uma Matriz SWOT (Strenghts = Forças; Weaknesses = Fraquezas; Opportunities = Oportunidades; Threats = Ameaças). Podemos usar o modelo ao lado como rascunho e buscar quais são as variáveis do ambiente interno da nossa empresa, ou seja, quais são as FORÇAS e as FRAQUEZAS da empresa. Vale lembrar que nessa análise, às vezes, é difícil apontar as FRAQUEZAS, porém, para a eficiência do Plano de Marketing, elas devem ser mapeadas com toda a franqueza, sem omitir possíveis falhas que ocorrem na empresa.

Depois, partimos para o ambiente externo, e procuraremos visualizar o que o mercado, os clientes, a concorrência, etc., nos propiciam em termos de OPORTUNIDADES e AMEAÇAS. Devem ser levantadas todos as variáveis possíveis, seja no MACROAMBIENTE (ambiente amplo: população; leis; tecnologia, etc.) ou no MICROAMBIENTE (ambiente diretamente relacionado ao negócio da empresa; forças próximas à empresa: clientes; canais de marketing; concorrentes, etc.).

O passo futuro é o cruzamento de todos os fatores do ambiente externo e interno.

FONTE: WESTWOOD, John. 30 minutos para redigir um plano de marketing. São Paulo: Clio Editora, 2002.