COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING QUE FUNCIONE

13 de outubro de 2023
COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING QUE FUNCIONE
Inicialmente vamos fazer um breve resumo sobre as etapas que compõem o Plano de Marketing: após o estabelecimento dos objetivos da empresa, o Departamento de Marketing necessita realizar estudos de mercado – incluindo pesquisas quantitativas e qualitativas – necessárias para que seja possível ter a visão do ambiente onde a empresa está inserida (mercado, consumidores atuais e potenciais, concorrência, produtos, serviços, entre outros), visando a realização da análise estratégica, considerando os pontos fortes e fracos da empresa e a sua relação com as oportunidades e ameaças oferecidas pelo mercado.
Após a análise estratégica, e pensando agora no que compete ao Marketing, deverão ser estabelecidos os objetivos e estimados os resultados para o período de vigência do Plano de Marketing. Para que esses resultados sejam factíveis, deverão ser geradas estratégias de marketing, acompanhadas dos respectivos planos de ação.
FONTE: WESTWOOD, John. 30 minutos para redigir um plano de marketing. São Paulo: Clio Editora, 2002.