COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING QUE FUNCIONE

COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING QUE FUNCIONE

Inicialmente vamos fazer um breve resumo sobre as etapas que compõem o Plano de Marketing: após o estabelecimento dos objetivos da empresa, o Departamento de Marketing necessita realizar estudos de mercado – incluindo pesquisas quantitativas e qualitativas – necessárias para que seja possível ter a visão do ambiente onde a empresa está inserida (mercado, consumidores atuais e potenciais, concorrência, produtos, serviços, entre outros), visando a realização da análise estratégica, considerando os pontos fortes e fracos da empresa e a sua relação com as oportunidades e ameaças oferecidas pelo mercado.

Após a análise estratégica, e pensando agora no que compete ao Marketing, deverão ser estabelecidos os objetivos e estimados os resultados para o período de vigência do Plano de Marketing. Para que esses resultados sejam factíveis, deverão ser geradas estratégias de marketing, acompanhadas dos respectivos planos de ação.

FONTE: WESTWOOD, John. 30 minutos para redigir um plano de marketing. São Paulo: Clio Editora, 2002.